segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Moção


Também conhecida (Monçam), (Momçaom) (Monçao) ou (Mação) em diversos documentos. O foral refere Monçam. No "cadastro da população do reino (1527) Magalhães Colaço refere "Comcelho de Monçaom" e todos os estes nomes se referem ao Concelho de Moção. Em 1527 o termo do concelho de Moção era composto por mais 10 lugares; Cetos, Desfeita, Mouramorta, Picão, Pereira, Póvoa de Montenuro, Várzea Longa, Vila Seca, e Ribas, além da sede de concelho (Moção). Em termos populacionais, Pereira era o maior lugar, com 27 moradores, Desfeita e Várzea Longa, os mais pequenos com apenas 6 moradores. Em 1517, em Moção, sede de concelho, viviam 17 moradores.
"O Cadastro da População do Reino" refere-se assim aos concelho de Moção:
"Este concelho tem de termo huma legoa em largo e duas em longuo parte e confronta pelo ryo paiva e com o concelho de lafoins e com a vila de Castro dairo e com o mosteyro da Irmida e com o Comcelho do omezio e com o comcelho do roçaom e com o comcelho de frerryras e com o comcelho de parada dester"
Moção é hoje uma pequena aldeia rural, situada na aba da Serra de Montemuro, a cerca de 8 km da sede de concelho a que pertence, Castro daire.
Quem hoje observa Moção tem dificuldade em acreditar que El rei D. Manuel I lhe concedeu foral.
Do livro - Castro Daire "Forais Manuelinos" de Adérito Pereira Ferreira

Sem comentários: