segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Castro Daire e o Folclore

Folclore do Sec XXI - Cultura Popular
A divulgação da cultura popular, local e regional, é feita através da existência de ranchos folclóricos , cujos responsáveis desenvolveram um trabalho de pesquisa indo ao encontro de como se vivia no passado. Esta divulgação, consiste na recriação na íntegra de todo o historial de músicas, trajes, instrumentos de trabalho do séc. XIX.

Posteriormente à 2ª guerra mundial e como consequência desta, inicia-se um movimento migratório que faz deslocar pessoas do interior do país para as grandes cidades, tendo como objectivo melhorar as condições de vida. Cria-se assim uma comunidade muito grande em várias zonas de Lisboa, mas principalmente na Zona Oriental, que é onde se instalaram as indústrias, que irão receber estas pessoas.

Castro Daire Abraça Lisboa
Em 1991, é criada a Casa do Concelho de Castro Daire em Lisboa, e com ela o Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Concelho de Castro Daire.

Possui um reportório de grande qualidade baseado nas recolhas etnográficas e coreográficas, efectuadas pelos ranchos com mais tradição e residentes nas aldeias limítrofes do Concelho. Desde essa data que estão presentes em vários festivais de folclore, e dão a conhecer o Concelho, os costumes e as suas gentes através do "Castro Daire Abraça Lisboa. (Fiz parte deste grupo desde a sua fundação, onde permaneci cerca de 3 anos)

Sem comentários: