quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Os Trajes


Alguns exemplos dos mais característicos, para além do traje de romaria, de ir à missa, (ou ver a Deus como diz o povo), de cerimónia e os noivos.

Os Pastores da Serra do Montemuro

Na Mulher – Lenço de lã atado atrás blusa de chita, saia de lã, tamancos serramos e capucha. (Ainda hoje se pode ver numa aldeia situada na Serra de Montemuro de nome “PICÃO”, as mulheres mais velhas usam esta capucha, para se protegerem do frio e da chuva). É feita de lã de ovelha. Esta é uma realidade ainda dos nossos dias mas que em contraste com a agressividade da serra e a paisagem agrestem nos trasnporta por momentos para o ambiente da Idade Média

No Homem – Chapéu e capa feitos de palha, cajado e tamancos serranos. Esta capa protege o homem do frio e da chuva. Nas pernas usa também uma protecção dos joelhos até aos pés, feita do mesmo material.
Esta palha que antigamente, servia também para cobrir as casas de granito. A tal chamada cobertura de colmo, ainda hoje se pode ver nas casas antigas que no momento presente servem para guardar o gado e para palheiros.
Mª Dolores Marques

Sem comentários: