segunda-feira, 5 de abril de 2010

Barrocos / Ribeiros

Estes locais existem ao longo da estrada que nos leva a Moção
Aqui da ponte da Ermida, podemos apreciar as diversas rochas que deixam deslizar a água suavemente e se mostram com as diversas fases rugosas, umas e carregadas de musgo, outras. A água vai passando alheia a quem passa sobre a ponte que vem de origem romanica.


Estas águas que se formam em nascentes que existem na serra de Montemuro, passam por estes pequenos ribeiros e /ou barrocos, que se encontram ao longo de todo o trajecto até à minha aldeia.
São águas frias, correntes puras e cristalinas, que vão desaguar no Rio Paiva, que vai passando mesmo ao lado da estrada nacional, que nos leva até Alvarenga e mesmo ao Porto.
Na minha aldeia, existe um ribeiro, com este mesmo nome "Ribeiro". Delimita o espaço existente no caminho qe nos leva a outra aldeia vizinha ("Desfeita" é o seu nome e a terra onde nasceu meu pai José Marques).
Lembro ainda quando a minha avó trabalhava o linho e iamos depositar os molhos da erva arrancada da terra (o linho), para ficarem debaixo da água durante uma semana.
Eram rochas como estas, que serviam para os fixar no fundo dos pequenos lagos.

São estas águas que correm agora com esta abundância que irão fazer falta no verão para regar as terras. Diz a minha mãe que para haver água para regar no verão, terá que chover em Maio

Sem comentários: