quinta-feira, 27 de maio de 2010

De Seu Nome Mondego


Era natural do Moção
De seu nome Mondego
Raça era Coelheiro
E não lhes dava sossego

Fui eu que o criei
E lhe dei o ensino
E assim o eduquei
Para ele tocar o sino

Em qualquer parte que se encontrasse
Ele que tinha muito tino
Sempre que eu o mandasse
Lá ia ele tocar o sino

Tocava-o no Moção
E também na Desfeita
Fazia-o com tanta convicção
Mas que coisa tão bem feita

Além de tocar o sino com primor
Disso não podemos duvidar
Era um perfeito caçador
E os coelhos ía agarrar

Agarrava bém os coelhos
Vinha-os trazer à mão
Conhecia muito bem o dono
Que o acarinhava com gratidão

Tinha ainda outra codição
Que tenho de realçar
Também era um grande ladrão
Roubava os coelhos aos outros

Para ao dono os levar

Os rapazes das aldeias vizinhas
Que ao Moção vinham namorar
Diziam-lhes que ele tocava o sino
Eles nem queriam acreditar

Pediam-me então a mim
Para o poderem precisar
Queriam vê-lo tocar o sino
E só assim acreditar

Em qualquer parte que se encontrava
Logo que ouvia chamar
Como sempre não tardava
E a meu mando lá o ia tocar

Tudo isto que eu escrevo
É verdade e com o coração
Sou o Ananias Correia
Da aldeia do Moção


Enviado por Ananias Correia

Sem comentários: