quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Não se confundam

Não se confundam 
Com as raízes tenras
Que possam vislumbrar ainda
Debaixo das plantas dos meus pés

A terra é funda
As sementes leves
Os rochedos firmes 
Os xistos apaziguadores
E os granitos a dura realidade
Dos olhos encovados

Não se confundam com a noite
A nascer-me por dentro
A clara lucidez do sentir
Ainda teima junto ao fogo
Que arde na lareira funda

Não se confundam
Com os dias pares
Que na imparidade de um gesto
A vida cobra quando desce 
A Estrela Guia
De todas as noites caídas
No meu colo

Não se confundam agora
Que amanhã é tarde 
Para ouvirem o canto 
Dos pássaros
No meu telhado

Não se vislumbrem
Com as lágrimas caídas
Que nem sempre a noite
Tece angústias
No verde dos campos

Antecipem o momento
E vivam a derradeira história
Das levadas no cimo dos montes
E ouçam o esvoaçar das águias
Sobre o caminho das águas

Não se confundam hoje
Que à noite o Sete-Estrelo
Copula com a Estrela Guia
E o parto é o presumível sonho
Do vosso sono

Não queiram arrancar raízes
Onde elas cessaram
Por conta de uns poemas
Que meus pés escreveram
No chão que pisaram

Ouçam agora o último grito
Dos rebanhos
Sobre o verde da erva
Dos lameiros

E não se confundam
Pois o tempo melodioso 
No badalo do sino 
A dançar sobre os meus pecados
Ainda não cessou

Dolores Marques.
Dedico a Glória Ferreira, minha Tia, que se encontra já debilitada, com os seus 96 anos.

Sem comentários: