segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Importância histórica de Moção

 



A importância histórica da aldeia de Moção, na serra de Montemuro, Concelho de Castro Daire, tem vindo a cair miseravelmente, por entre o foral, que ainda é um marco na sua parca existência.

A natureza dos elementos que lhe dão ainda alguma vida, não se coaduna com o meio envolvente, e, por isso, luta contra um rego de água mal distribuído.  Os elementos mortos à nascença nos seus propósitos maiores, junto ao altar, onde a santíssima trindade ainda é conselheira no travesseiro.

Os quatro elementos da natureza, entrarão em colapso, quando o quinto elemento estiver armado para uma guerra sem tréguas

Mas a tríade que dorme na capela, sendo esta um templo ainda de pé, sem esquecer os devotos, vai esquecendo os  Usos e costumes de águas de regadio, sendo agora uma partilha, muito injusta, a travessia dos tempos modernos, pois se as nascentes já não enchem o rego das levadas como outrora. As terras sem água, as pessoas recebem esmolas de quem as tem em abundância.

As nascentes de água estão a ser desviadas, por tubos pela Serra, até às casas  dos prevaricadores, detentores agora de uma grande parte da água que devia ser de todos, no verão.

Lobos na serra do Montemuro para morrerem de sede, não por favor. 

A natureza defraudada e molestada nas suas veias entupidas, precisa ser protegida.

As pessoas precisam resgatar o que é seu por direito, e dizer não a esmolas. Água é fonte de vida, e, por isso, livre para todos, terá que ser libertada dos tubos, sob pena de nos  tempos vindouros, secarem as nascentes.

De resto, os Santos e Santas não dormem, aínda que a capela seja o seu dormitório ambulante... prestes a ruir.


Sem comentários: