segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Unidos em prol de um bem comum

 Unidos em prol de um bem incomum



Nascente de água, designada de "Fonte da Poupa",que reza a história de muitos, que a viravam no dia 24 de junho, para se juntar a outras nas levadas, até 29 de Setembro. Alguém na aldeia vizinha, Desfeita, descrevia a cena, com um real testemunho, que eu via como se estivesse nos locais.


- no dia 24 de Junho, subiam três homens lá acima para virarem as águas para o barroco (levadas), e assim se cumpria mais um ritual sobre o trabalho da rega. Um, ia para as "Lamas", outro, dirigia-se para "Cal de Espinho":e o terceiro, rumava à "Fonte da Poupa".  Depois de viradas as águas, o ponto de encontro era nas levadas, esperando encher o caudal. Regressavamos então, juntos, à aldeia. A partir desse dia não se mexia nos talhadoiros, até 29 de Setembro.

Claro está, que nascentes  em terras privadas, como é este caso,  os donos abdicavam dela neste período de verão.

Alguém me dizia assim: " isto é, ou assim foi desde que o mundo é mundo". Uma questão antiga que fará parte dos usos e costumes.


Tragédia....!!!! Alguns não se lembram, apesar de apresentarem sinais de muita lucidez. Surpresa? Não, nada disso. 

Unidos, alguns, em prol de um bem incomum, água, que corre agora pelos tubos, colocados perto das nascentes de regadio, com destino as suas casas ou terras.


Ónix.dm

#agua# #regadio# #aldeia# #mocao# #Montemuro# #castrodaire# #levadas#


Sem comentários: