segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

contra factos não ha argumentos


 Contra factos não há argumentos

Este ribeiro, cuja água também vem da origem, lá nas nascentes que enchem as levadas,  ainda corre. Aqui, muitas terras precisaram e algumas ainda precisam desta água, no entanto, chegou-se à conclusão, há já bastantes anos, de que, pelos  sucessivos abusos de a usarem indevidamente, foi necessário fazer partilhas judiciais, cujos donos das terras, eram de duas aldeias vizinhas. Moção e Desfeita.

Ninguém se entendia face à confusão instalada.

 Neste momento, os moradores em Moção, são poucos, e, sendo família, vão recebendo água por especial favor dos novos donos, agora encanada lá das nascentes, facto que está a contribuir para secar o rego centenário das levadas.

No futuro se verá como se comportam, pessoas, e a própria natureza, face a estes actos ilícitos, que vão contra o seu curso normal e natural. Neste momento, existem nascentes de água perto da aldeia de Moção, que, não sendo alimentadas pelas principais, estão a secar. 

Mas, mais vale ser cego, e matar a sede, ainda que seja só por um curto período de tempo de vida. 

Isto é o ser humano no seu trajeto pela Terra.

Somos nós, depois nós, e depois nós, e nunca os outros.

A mim, enquanto cidadã, enquanto pessoa ligada às minhas origens, mais do que certos pseudos-pensantes que julgam saber de usos e costumes, segundo os interesses instalados de alguns, não me calam. Farei sempre o meu dever, alertar para algo que está a afectar, pessoas e bens e a própria natureza.

Podem mandar abaixo o que escrevo, os meus livros, que não é isso que me vai demover. Antes dos livros, está o pensamento.

Sempre  soube, e isto é nítido para todos os meus conterrâneos, quer da minha aldeia, quer de Castro Daire, que nunca foram bem recebidos, portanto isso é um facto, e contra factos não há argumentos.

Depois, eu sei o de que quero dizer, e a quem....

Às Pessoas....

Sem comentários: