segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Nascentes de agua desviadas das nascentes

 E




Eu dou a cara, não me escondo atrás de um monitor para ofender e maltratar alguém, como o estão a fazer um grupo de pessoas, em relação á minha pessoa, cuja família se uniu para defesa do que não pode ser defendido.

E repito, a água das levadas está a diminuir, por conta de uns quantos tubos nas nascentes que  a trazem por montes, vales, caminhos e estradoes públicos e até de terrenos particulares. 

E repito, as nascentes de água que devem encher as levadas, duas nascem tem terrenos particulares, como  é o caso de uma em nossa propriedade, e de outra ali perto, e depois temos as nascentes baldias. 

Anuladas assim, partilhas antigas e usos e costumes, valendo-se de apoio nulo, pois se até a mim me tem custado entender tudo, muito menos quem é mais novo e nunca lá virou águas. Esquecem é que não são únicos, e há ainda quem se lembre, para dizer como eram as coisas.

Há quem tenha  água encanada das nascentes das levadas para dar e vender. Onde já se viu uma única família serem agora os novos donos de água de regadio que deve ser de todos?

Privam o povo de água que sempre correu pelas levadas, e a natureza perde na sua causa, que também é ter água corrente pelo solo de modo a aumentar o caudal de outras, que começam agora a secar .

Depois, e para cúmulo, e proteção de família, fazem uso indevido da água canalizada em casa, não respeitando quem  dela abdicou para a escola e o povo,  como o caso de duas famílias, e uma era a minha. Pois, porque essa água, é agora utilizada para outros fins, porque não chegando à aldeia a água das levadas.....

Sem comentários: